segunda-feira, 14 de maio de 2012

TECNOLOGIAS EMERGENTES É TEMA DE AULA ESPECIAL DO ITB DO JD. MUTINGA

Tecnologias Emergentes é tema de aula especial do ITB do Jardim Mutinga
clique na imagem para ampliar  
Estudantes do ITB Mutinga durante a aula especial
Manipular imagens e outros documentos de forma interativa e tridimensional, apenas tocando uma tela de vidro com os dedos, parecia uma possibilidade longínqua há poucos anos. Quem dirá ter os movimentos do corpo “lidos” por um aparelho sem ao menos estar ligado a algum fio. Esse tipo de ação foi idealizadaapenas para 2054 no filme de ficção científica MinorityReport (dirigido por Steven Spielberg em 2002). Quem diria que o futuro, marcado pelos incríveis avanços tecnológicos, chegaria tão cedo!

As tecnologias emergentes foram tema de uma aula especial ministrada aos alunos de 2º e 3º ano do curso técnico modular em Informática do Instituto Técnico de Barueri Professor Hercules Alves de Oliveira (Jardim Mutinga), mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb). A aula aconteceu no dia 26 de abril e foi ministrada pela professora Érika Alves, que além de passar trechos do filme citado acima, deu exemplos de equipamentos ultramodernos que processam dados por meio dos movimentos do corpo e que já estão disponíveis no mercado.

O Kinect com o Xbox da Microsoft é um exemplo de tecnologia emergente que os alunos tiveram a oportunidade de conhecer e experimentar durante a aula. “Eles assistiram vídeos sobre a utilização desta tecnologia pelo MIT (Massachusetts Instituteof Technology) e pontuou-se sobre as últimas notícias veiculadas na mídia sobre a utilização do Kinect na Espanha e nos Estados Unidos na área médica, na qual é possível realizar operações em pacientes de forma remota”, explica Érika.

A professora lembrou os estudantes que essa iniciativa já está sendo praticada no Brasil pela Amil, empresa nacional de assistência em saúde, pioneira em usar a tecnologia em suas salas de cirurgia. “O aparelho permite que os médicos, apenas com o movimento das mãos, tenham acesso aos exames dos pacientes em uma tela sem precisar manipulá-los e nem sair da sala, o que reduzirá o risco de infecções”, diz.

Ao final das apresentações, os estudantes puderam mergulhar nesse novo mundo de possibilidades, testando o Kinect em jogos de atletismo, tênis de mesa e outros.
Fotos
Secretaria de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário