segunda-feira, 14 de maio de 2012

ESCOLA CRIA ORELHA GIGANTE E ALUNOS PERCORREM O CAMINHO DO SOM


Escola cria orelha gigante e alunos percorrem o caminho do som
clique na imagem para ampliar  
Estudantes visitando o ouvido gigante
Os sons fazem parte da vida, eles ocorrem o tempo todo em variadas proporções. Seja através de conversas, da música, dos barulhos ao redor, estão sempre presentes. Mas você já parou para pensar nos caminhos que os sons percorrem no aparelho auditivo até que sejam completamente entendidos pelo cérebro? É uma verdadeira viagem!

Os alunos da EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade (Jardim Maria Cristina), mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri, não só foram ensinados sobre esse caminho como puderam realizar o percurso durante a celebração do Dia Internacional de Conscientização Sobre o Ruído, este ano comemorado em 25 de abril. É que as fonoaudiólogas da escola criaram uma orelha gigante onde grupos de até 10 alunos podiam entrar e conhecer cada etapa que torna possível o ouvir.

As fonoaudiólogas Natália Moribe Hataiama e Daniela Ignácio Pacheco contam que levou cerca de um mês até que o trabalho fosse concluído, e para isso, muita gente colaborou. “Muitas pessoas ajudaram na confecção da orelha gigante e até mesmo durante a Campanha, como professoras da coordenação de leitura, psicopedagogas, equipe de odontologia, técnica de enfermagem, salva-vidas, coordenação, inspetores, entre outros”, destacam.

Valeu a pena, porque o resultado foi incrível. O projeto foi composto por orelha externa, orelha média e orelha interna. Ao entrar, os alunos passaram pelos pêlos da orelha, a cera, a membrana timpânica, os ossículos (martelo, bigorna e estribo), a cóclea e o nervo auditivo.
“Durante todo o trajeto foi explicado em qual parte da orelha eles estavam, sua função e como podemos fazer para  que essa estrutura seja preservada. Fizemos algumas paradas para falar sobre o risco do uso do cotonete ou outros objetos dentro da orelha e o que ocorre com o som quando chega até a membrana timpânica”, esclarece a fonoaudióloga Natália. Após  toda a trajetória, os alunos foram conduzidos a uma tenda, ainda dentro da Orelha Gigante, onde assistiram um vídeo do Projeto Homem Virtual, que mostra, por meio de uma animação, o caminho percorrido pelo som.
“Acredito que foi uma ótima experiência para os alunos, pois estão adquirindo novos conhecimentos de uma maneira ‘real’, já que fizeram o mesmo caminho que o som percorre na nossa via auditiva. Muitos alunos tiraram suas dúvidas durante o trajeto e até pediram para ir duas vezes”, descreve Natália.
A estrutura ficou montada durante a semana que contemplou a Campanha do Ruído, de 25 de abril a 2 de maio, promovida pelo Departamento de Gestão da Saúde Escolar da Fieb. Todos os estudantes da unidade escolar, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Médio, tiveram oportunidade de participar.
A iniciativa chama a atenção para os efeitos danosos à saúde, à qualidade de vida e ao meio ambiente causados pela poluição sonora. O objetivo é conscientizar a população em geral sobre sua responsabilidade em reduzir o ruído gerado pelas atividades diárias. A proposta partiu do International Noise Awareness Day (INAD), que todos os anos realiza ações de orientação, informação e conscientização sobre o ruído. “Bem estar garantido é bem estar sem ruído” é o slogan da campanha de 2012.
Fotos
 
Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário